Alunos levam Teatro ao mundo rural
Estudantes do Curso Profissional de Animação Sociocultural dinamizam atividade intergeracional





Os alunos do Curso Profissional de Animação Sociocultural do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia de Bragança levaram o teatro ao mundo rural, numa peça intergeracional enquadrada no Projeto Radar Social.
Rebordãos e Santa Comba de Rossas foram as duas primeiras aldeias que acolheram esta atividade, dinamizada pelo professor Acácio Pradinhos e destinada a crianças e idosos do mundo rural. Os alunos do Liceu apresentaram a peça teatral: “O Cabra” que aproximou “miúdos e graúdos” em torno do palco, possibilitando aos próprios estudantes e atores o contacto com pessoas de diversas gerações. Em Rebordãos, os alunos de 1.ºciclo da EB1, escola do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, assistiram à peça junto dos idosos da aldeia. Em Santa Comba de Rossas, os utentes do Centro Social e Paroquial (CSPR) tiveram a oportunidade de participar numa atividade que consideram “espetacular”, como refere o CSPR: “manhã espetacular a ouvir histórias de antigamente junto à lareira”.
Acácio Pradinhos, professor e dinamizador da atividade, refere que a “magia do teatro está sempre a acontecer” e destaca a importância daquele que que designa como “teatro fora da caixa” na promoção do sucesso escolar e desenvolvimento integral dos alunos através do incentivo cidadania ativa, inclusão, e respeito pela diversidade.
O Projeto Radar Social tem como objetivo estabelecer uma parceria e cooperação eficaz com a rede social e demais agentes interventivos, focando-se na identificação e referenciação das dificuldades relacionadas com a pobreza e exclusão social.