O “O Génio das lâmpadas”

 

O Agrupamento de Escolas Emídio Garcia recebeu um autêntico “Génio das lâmpadas”. O artesão Paulo Garcia esteve presente na Escola Paulo Quintela e no Centro Escolar da Sé onde fez diversas demonstrações da sua arte, provando que consegue transformar  lâmpadas fluorescentes fundidas em arte. Bastou o calor de um maçarico e a sua habilidade para moldar o frágil vidro como se fosse barro ou plasticina. Assim, conseguiu convertê-lo em verdadeiras peças de artesanato aproveitando material que, provavelmente, teria o lixo como destino.

Na Escola Paulo Quintela, nos dias 2 e 3 de novembro, as turmas, acompanhadas pelos respetivos professores de educação tecnológica, puderam ouvir a explicação sobre a composição da matéria prima utilizada e assistir à sua transformação, em objetos que foram do agrado de todos. Esta experiência permitiu aos alunos ter um contacto direto com conteúdos que normalmente são só trabalhados em contexto de sala de aula.

No Centro Escolar da Sé, Paulo Garcia teve a oportunidade de fazer a demonstração do seu trabalho aos mais pequenos. Os alunos do primeiro ciclo e do pré-escolar manifestaram muito interesse e curiosidade por este ofício.

You may also like...