Dia Mundial do Não Fumador na PQ
No âmbito do cumprimento do Programa Nacional de Saúde Escolar do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, realizou-se no dia 13 de novembro de 2024, para as turmas de 5º e 6º anos de escolaridade da EB2 Paulo Quintela, uma atividade de sensibilização no âmbito da sinalização do Dia do Não Fumador. “Workshop: Aprende a dizer não”.
Atentando em que o conceito de saúde está implicitamente associado ao estilo de vida adotado pelo individuo, o qual pode ter um efeito marcante na saúde do próprio e na saúde de quem o rodeia… Hoje, nos programas de saúde que abrangem a prevenção de consumos nocivos e comportamentos de risco como os comportamentos aditivos, a prioridade incide nas alternativas saudáveis e na promoção de atitudes assertivas que conduzam assim a um estilo de vida saudável.
A intervenção da saúde escolar na prevenção de comportamentos aditivos aposta na promoção da autoestima e da autonomia, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais e aumento da resiliência sempre com o reforço do aumento da literacia.
Este ano, os alunos foram convidados a refletir sobre o tema assistindo a um pequeno Workshop onde se abordaram:
-dados epidemiológicos no contexto nacional e mundial de acordo com a Direção geral da saúde e a Organização mundial de saúde;
-os malefícios do tabaco nas suas diversas formas de consumo;
-os benefícios de cessar o consumo e os recursos disponíveis na comunidade no âmbito da cessação tabágica.
Foram elaborados trabalhos/cartazes alusivos à temática refletindo os conteúdos. Os trabalhos realizados foram divulgados e explorados junto ao local do Workshop, sendo este dirigido a toda a comunidade escolar.
De entre os objetivos gerais da iniciativa, destaca-se:
-Aumentar o nível de literacia sobre a complexidade da adição a substâncias-Tabaco e a necessidade de opção por escolhas assertivas e saudáveis;
-Capacitar os alunos para o desenvolvimento de intervenções de promoção da literacia sobre consumos nocivos em contexto escolar;
-Sensibilizar os alunos para a relevância da utilização dos recursos existentes na comunidade, mais precisamente a consulta de cessação tabágica disponível na nossa Unidade Local de Saúde.