Semana da Astronomia no Liceu

Iniciativa dinamizou a Escola Emídio Garcia e divulgou excelentes trabalhos dos alunos

A Escola Emídio Garcia acolheu a Semana da Astronomia, entre os dias 23 e 30 de março.

O espaço de convívio e os principais corredores do Liceu foram palco de uma exposição de trabalhos dos nossos alunos de 7ºano.

Esta iniciativa dinamizada pelos professores de Física e Química em parceria com a Associação de Estudantes e o Clube de Ciência Viva visa divulgar os excelentes trabalhos realizados pelos nossos estudantes no âmbito da Exploração Espacial.

Durante dois dias de trabalho intensivo a Associação de Estudantes dinamizou o tão esperado concurso. Dia 28 de março os alunos puderam votar no seu trabalho favorito e no dia 29 foi a vez dos docentes e não docentes.

A entrega de prémios aconteceu no átrio da escola no dia 30 de março, com a presença do Presidente da CAP, o professor Carlos Fernandes, do presidente da Associação de Estudantes e respetiva equipa e pelos docentes da disciplina de física e química.

Assim sendo foram atribuídas 3 Menções Honrosas:

Em 6º Lugar as alunas Madalena Castro e Eva Metelo do 7o F com o telescópio James Webb, em 5º Lugar as alunas Daniela Vaz e Inês Costa do 7oA com o trabalho Space Shuttle e em 4.º Lugar o aluno Diogo Lobo do 7ºE com o tema Base Lunar.

De seguida foram entregues os prémios e diplomas aos trabalhos que ocuparam o pódio:

Em 3o Lugar as alunas Ana Clara Fernandes e Beatriz Afonso da turma do 7oA com o trabalho: Rover Sojourner; em 2o Lugar as alunas Carolina Nascimento, Marta Bebiano e Bárbara Pires do 7ºD com o Foguetão Starship (SpaceX) e por fim em 1o Lugar as alunas Ana Beatriz Anes eInês Paulo do 7ºE com o Telescópio ELT (Extremely Large Telescope).

A exposição contou com uma totalidade de 70 trabalhos a concurso. Os alunos cumpriram os critérios estabelecidos no início do ano, uma vez que a grande maioria de trabalhos utilizava material usado e reciclado contribuindo para a diminuição do desperdício e redução do consumo de matéria prima e energia. Apesar disso, as maquetes construídas não perderam qualidade uma vez que estavam extremamente elaboradas através de pintura, recorte e colagem o que atraiu bastante a atenção da comunidade escolar. Nestes trabalhos era fundamental os alunos elaborarem a maquete com muito rigor aproximando-se ao máximo do original.

Os docentes de Física e Química referiram que a Semana da Astronomia superou todas as expetativas tendo em conta a qualidade e quantidade de trabalhos entregues pelos alunos durante este ano e também a grande participação da comunidade escolar nas votações. O “espaço” utilizado tornou-se pequeno para tanta criatividade, imaginação e inspiração!

Os nossos alunos estão de parabéns!

You may also like...