Semana da Astronomia

A Escola Secundária Emídio Garcia acolheu a 1ª Semana da Astronomia, iniciativa inserida no projeto Clubes Ciência Viva na Escola e que contou com o apoio da Editora Leya e da Associação de Estudantes. Durante a semana entre 5 e 8 de abril, vários alunos de 7ºano puderam expor os seus trabalhos relacionados com a “Exploração Espacial”. Os trabalhos estiveram sujeitos, durante dois dias, a uma votação organizada pela Associação de Estudantes da Escola na qual votaram professores, alunos e funcionários.

No final da semana o subdiretor do Agrupamento, Carlos Fernandes, entregou os prémios e os certificados aos três melhores classificados e felicitou todos os participantes pelos excelentes trabalhos desenvolvidos.

Os trabalhos vencedores da I Semana da Astronomia foram:

1º lugarRover Opportunity, realizado pelos alunos: João Torres, André Bemposta e Cesário Borges

2º LugarLunar Starship da SpaceX, realizado pelos alunos Miguel Rodrigues, Martim Cruz e Eduardo Costa

3º LugarSpace Shuttle, realizado pelas alunas Leonor Vaz e Iara Sá

De acordo com os docentes de Física e Química do Agrupamento, a escola não pode ignorar os avanços científicos e tecnológicos dos últimos anos. A próxima década promete anos emocionantes de exploração espacial.

No final do ano de 2021 o mundo inteiro teve oportunidade de assistir ao lançamento do telescópio espacial James Webb em direto pela televisão ou através de plataformas virtuais. Este telescópio é extremamente importante, pois revelará novas e inesperadas descobertas que ajudarão a Humanidade a entender as origens do Universo e o nosso lugar nele.

Durante o ano de 2022 vai iniciar-se também o programa Artemis. Um programa de voo espacial tripulado, que tem como objetivo pousar a primeira mulher e o próximo homem na lua em 2025. De acordo com a mitologia grega Artemis é a deusa da lua e também a irmã gémea de Apollo. Numa altura em que a igualdade de género é um assunto tão discutido em grande parte do mundo, este programa visa também relembrar e realçar o valor das mulheres na Ciência e na Sociedade!

Realizada pela NASA em julho de 1969, a missão Apollo 11 teve como objetivo levar o Homem até à lua e trazê-lo de volta em segurança.

Mais de 50 anos depois, chegou o momento de regressar…

You may also like...