Encontro com a escritora Maria João Lopo de Carvalho

 

No passado dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), alguns alunos do 3.º ciclo e o ensino secundário foram presenteados com uma sessão dirigida pela escritora Maria João Lopo de Carvalho. Esta apresentou, com paixão, o seu mais recente romance histórico, Até que o Amor me Mate – As mulheres de Camões, que retrata a vida privada do poeta e as musas que o inspiraram.

Esta sessão, que foi realizada no salão nobre da Escola, teve como principal tema de conversa a sua nova obra e todo o percurso da escritora, desde o surgimento da ideia ao primeiro exemplar.

Após três anos da recolha de dados, consultando estudiosos em Camões e de pesquisa intensa, a escritora decidiu partir em busca dos segredos de Camões, através de uma viagem na qual recriou o percurso do poeta antes de escrever uma das maiores e mais emblemáticas obras da Literatura Portuguesa, Os Lusíadas.

 

A autora compartilhou com os presentes várias experiências vividas durante esta aventura na qual, apenas, levou um exemplar d’Os Lusíadas e recursos básicos de sobrevivência.

 

Como agradecimento, a turma de 12.º ano do curso de Artes Visuais, orientada pelo professor Manuel Trovisco, elaborou uma exposição de 23 retratos que representavam Maria João Lopo de Carvalho como uma mulher do século XVI, uma amante de Camões.

Enquanto estudantes de artes, consideramos que esta exposição foi um fator crucial para a contextualização da sessão e um meio privilegiado para transportar os presentes para a época camoniana. Realçamos, também, o trabalho, o tempo e dedicação dos alunos envolvidos. O resultado ficou à vista de todos, surpreendendo a escritora pelo realismo e qualidade que os trabalhos apresentavam.

              

Sara Coutinho, 10.ºG

Gustavo Henrique, 10.ºG

You may also like...