25 de Abril, 50 anos depois
Escola Emídio Garcia assinalou 50ºaniversário do 25 de abril
Para celebrar o 50ºaniversário do 25 de abril, um grande marco na história de Portugal, a Escola Emídio Garcia realizou uma palestra especial, intitulada: “O 25 de abril e o futuro”, marcada por reflexões profundas e de atuações do Grupo Coral Emídio Garcia e também dos alunos da turma SE10, do Centro Escolar da Sé.
A palestra foi apresentada pelas alunas Sara Moreno e Carolina Pires que fizeram uma breve introdução do tema, apresentando de seguida dois convidados que se juntaram a nós para nos mostrar a diferença entre o antes e o pós-25 de Abril.
O primeiro convidado foi o Dr. Alberto de Sousa Martins, licenciado em Direito e que ainda nos seus anos de estudo pediu a palavra na Académica de Coimbra, tornando-se assim responsável pelo desencadear da crise académica em 1969.
De seguida foi a vez da Drª. Eulália Gonçalves, técnica superior da segurança social aposentada, frequentou o liceu nacional de Bragança nos anos da ditadura e pertence à associação de antigos alunos do Liceu de Bragança.
No final da sessão, foi apresentado um pequeno trailer do documentário “25 de Abril no Nordeste Transmontano”, realizado pelos alunos no âmbito do Projeto EDA50 (Escolas à Descoberta de Abril). O documentário retrata o pensamento estudantil, livre e justo, que é ao mesmo tempo confrontado por aqueles que viveram numa época repressiva e violenta, com um regime autoritário e ditatorial: o Estado Novo.
Para concluir, subiu ao palco o Grupo Coral Emídio Garcia, que interpretou, à capela, a canção “Grândola Vila Morena”.
Catarina Alfaia