Projeto europeu “Digital Horizons” reúne parceiros em Paris



A inteligência artificial e as tecnologias digitais trazem novas oportunidades às escolas, mas também desafios de segurança e de ética. É neste contexto que surge o projeto europeu Digital Horizons – Implementação Adequada, Segura e Ética das Tecnologias Digitais, financiado pelo Programa Erasmus+ e coordenado pelo ISI Galileo Galilei (Itália), em cooperação com a Pixel. O seu objetivo é dotar as escolas secundárias dos conhecimentos e estratégias necessários para integrar estas tecnologias de forma eficaz e responsável.
Nos dias 10 e 11 de setembro de 2026, decorreu em Paris a terceira reunião transnacional, na qual o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia se fez representar pelas professoras Manuela Oliveira e Luísa Fernandes.
Com esta participação, o Agrupamento pretende reforçar a formação dos seus docentes, partilhar boas práticas com escolas de outros países e contribuir para uma utilização pedagógica da inteligência artificial que seja segura, ética e ao serviço das aprendizagens dos alunos.
Mais informações: https://digitalhorizon.pixel-
