Alunos de Economia visitam cidade do Porto
Iniciativa visa aprofundar conhecimento sobre o funcionamento das instituições e o dinamismo do setor exportador nacional.

Os alunos de economia C, 12º D e 12º E, rumaram à cidade do Porto nos passados dias 25 e 26 de março. Esta visita de estudo, centrada nos pilares da Cidadania e Economia, proporcionou uma visão prática e privilegiada sobre o funcionamento das instituições e o dinamismo do setor exportador nacional.
A jornada começou com passagens estratégicas por locais que definem a vida pública e financeira do país:
- Banco de Portugal: Onde os estudantes compreenderam o papel da estabilidade financeira e o rigor do sistema bancário.
- Câmara Municipal do Porto: Um momento dedicado à cidadania e à gestão autárquica, aproximando os alunos das decisões que moldam as cidades.
- Mercado do Bolhão: A análise do comércio tradicional e da sua revitalização, num espaço que é o pulmão económico e social da “Invicta”.
A vertente económica ganhou ainda mais relevância com a análise realizada nas Caves do Vinho do Porto.
A atividade culminou com a visita à Feira Qualifica 2026. Este foi um momento essencial para a orientação vocacional e académica do grupo, permitindo aos alunos explorar diversas opções de cursos e saídas profissionais, preparando-os para as decisões que terão de tomar a curto e médio prazo.
Com esta imersão no Porto, a nossa escola reforça o compromisso de proporcionar experiências que aliem o rigor académico ao conhecimento do mundo real, capacitando os nossos jovens para serem cidadãos informados e profissionais conscientes.
Isabel Vila Moura
