Criatividade marca “Dia Internacional da Matemática”
Alunos da Escola Paulo Quintela assinalaram efeméride através de diversos trabalhos criativos
Os alunos do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) da Escola Básica Paulo Quintela responderam ao apelo dos seus professores de Matemática e desenvolveram uma série de trabalhos criativos em celebração do Dia Internacional da Matemática, que teve lugar no dia 14 de março de 2024.
Os trabalhos foram concebidos de forma individual, em pares ou em grupos, resultando numa variedade de produtos finais, desde colagens em cartolina até à criação de jogos didáticos e símbolos matemáticos, passando por poemas, narrativas, vídeos e apresentações em PowerPoint.
A exposição dos trabalhos, organizada de acordo com as suas categorias, decorreu nas instalações da EB Paulo Quintela nos dias que antecederam e sucederam o dia 14 de março. Os vídeos e apresentações em PowerPoint foram partilhados nas respetivas turmas, bem como em outras a pedido dos professores de Matemática.
Além disso, os grupos de estágio do IPB (Instituto Politécnico de Bragança) participaram ativamente nesta iniciativa na Biblioteca Álvaro Gomes (BAG), dinamizando uma variedade de jogos matemáticos, como o tangram, o geoplano, o dominó, a torre de Hanói e o uso de cartas, assim como a construção de figuras geométricas com diferentes materiais manipuláveis.
Maria da Conceição de Castro