Equipa de Saúde Escolar promove ações de sensibilização na Escola Paulo Quintela

Educação postural e AVC foram os temas abordados

No âmbito do Programa Nacional de Saúde Escola, a equipa de Saúde Escolar do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia realizou algumas ações de sensibilização dirigidas aos alunos da Escola Paulo Quintela.

Nos dias18 e 19 de março de 2024, realizou-se uma sessão de sensibilização no âmbito da intervenção “Alerta AVC”. Projeto este, dinamizado pela Enfª Olívia Maria da equipa de saúde escolar da UCC Domus e pelas médicas estagiárias de medicina interna do Centro de Saúde de Santa Maria: Ana Azevedo; Nádia Morete; Inês Carvalhido; Cláudia Santos; Viorica Gradinaru; Sofia Amado Ferreira.

Esta intervenção iniciou este ano letivo, e que tem como finalidade: Aumentar a literacia, com conteúdos e abordagem ajustados à faixa etária, sobre o Acidente Vascular Cerebral, visando o reconhecimento de um possível episódio de AVC e a célere agilização do pedido de ajuda diferenciada através do 112.      

De entre os objetivos gerais da intervenção, destaca-se:

•Aumentar o nível de literacia sobre o AVC na comunidade educativa, em especial nos alunos;

•Sensibilizar os alunos para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis e vigilância de saúde como medidas de prevenção;

•Capacitar os alunos para o agilizar rápido do pedido de ajuda diferenciado através do 112; .

Assim, com os alunos foi dinamizada a sessão”Alerta AVC”, onde foram abordadas de modo lúdico pedagógico através da visualização de um video e da dinamização interativa de um Power point, várias temáticas onde se encontram:  

– o cérebro e as suas funções;

– o que é um AVC;

– breves/simples dados epidemiológicos;

– deteção pela REGRA DOS 3F`s;

– o que fazer em caso de AVC;

– fatores associados à prevenção (como a importância da alimentação, a atividade física, a redução do stress e a adequada vigilância da saúde).

Também nos dias 6 e 7 de março, decorreu no âmbito da Saúde Escolar para as turmas de 5º ano de escolaridade, uma sessão de sensibilização no âmbito da “Educação Postural” dinamizada pela Fisioterapeuta Maria José Afonso do Serviço de Fisioterapia da ULSNE em colaboração com a equipa de saúde escolar.

As áreas temáticas abordadas estão alicerçadas na perspetiva de que a educação postural é essencial para a promoção de uma postura corporal adequada e para prevenção da adoção de posturas incorretas, das quais poderão resultar dor e lesões musculosqueléticas. Além de que estas abordagens se traduzem como uma mais-valia, na medida em que a evidência demonstra que a implementação de intervenções de educação postural, a nível escolar, tem resultados positivos na promoção da saúde global das crianças.

You may also like...