“Máquina de encarnar”

Turma ASTAS 2 assiste a peça, no Teatro Municipal de Bragança

Os alunos do 11.º ano, dos Cursos Profissionais Técnico Auxiliar de Saúde e Animador Sociocultural, da Turma ASTAS 2, assistiram ao espetáculo “Máquina de Encarnar”, levado a palco pela Companhia de Teatro ASTA, com encenação de Marco Ferreira e promovido pelo Serviço Educativo do Teatro Municipal de Bragança. A turma foi acompanhada, no passado dia 27 de outubro, pelas professoras das disciplinas de Área de Integração, Saúde e Animação Sociocultural.

 “Máquina de Encarnar é um espetáculo performativo de ato único que explora o paradoxo e a violência das relações entre os seres humanos. É uma Máquina que quer transformar um ato teatral passivo numa manifestação artística de alerta! Uma luta num espaço fechado, desonesta, onde a vítima já está escolhida”.

Para os espetadores o espetáculo resulta intenso e repleto de elementos sonoros, visuais, olfativos; conjugando dança, música, teatro e outras artes performativas.  Neste envolvimento “chocante” somos provocados a estar atentos às diferentes formas de violência de género e aos contextos em que, por vezes, ela surge dissimulada. É um espetáculo recheado de metáforas e de alusões simbólicas e interculturais.

No final houve um espaço para o debate entre os artistas e o público, no qual os nossos alunos intervieram ativamente.

A participação nesta atividade enquadra-se no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento e no Projeto de Educação para a Saúde, contribuindo para que os alunos sejam cidadãos críticos e ativos em todas as causas que envolvam o atropelo aos direitos fundamentais de todos os seres humanos e não humanos.

You may also like...