Semana UBUNTU na Emídio Garcia
A Academia de Líderes Ubuntu visa promover as competências socio-emocionais dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma comunidade mais justa e solidária! Permite “unir” pessoas de diferentes contextos e realidades numa situação de igualdade, uma vez que é para todos aqueles que estão dispostos a passar por uma transformação pessoal e sair da zona de conforto. Esta remete para um estilo de liderança servidora, que desenvolve uma ética de cuidar do outro, da comunidade, do planeta, sempre centrada na construção de pontes.
A Semana UBUNTU realizou-se entre os dias 9 e 13 de maio de 2022. Durante esta semana realizamos várias atividades que despertaram a curiosidade e a motivação para a reflexão e aprendizagem. Recorremos a diversas ferramentas como filmes, documentários, dinâmicas de ação-reflexão, contos, músicas, textos, de modo a proporcionar a todos os participantes vivências marcantes, refletindo posteriormente e em conjunto sobre elas, promovendo o desenvolvimento individual e também coletivo. Foi dada enorme relevância à aprendizagem por modelos de referência. Através de filmes, documentários ou testemunhos, promovemos o conhecimento da vida de líderes de projeção mundial, tais como Nelson Mandela, Martin Luther King, etc. O testemunho de dois convidados da nossa cidade foi um dos momentos mais impactantes do processo formativo e um dos momentos mais marcante para os alunos. No segundo dia da Semana Ubuntu, onde trabalhamos o tema “Contruir pontes”, tivemos como convidado o atleta guineense Braima Dabó. Este foi protagonista de um momento de desportivismo que marcou o Campeonato do Mundo de atletismo, no Qatar em 2019. Este primeiro testemunho fala-nos de um gesto muito simples e Humano e que deu início à construção de uma ponte extremamente resistente entre duas pessoas que não se conheciam e não falavam o mesmo idioma. Esta ponte, invadiu as televisões e rádios e foi partilhada pelas redes sociais de todo o mundo acabando por emocionar até os corações mais fortes. O convidado do 3ºdia, professor de filosofia, cego desde a adolescência, é um exemplo de resiliência na forma como enfrentou e enfrenta as adversidades quotidianas, evidenciando a capacidade de transformar os obstáculos em oportunidades, renunciando a narrativas de resignação e autovitimização. Estes exemplos de vida revelaram-se de grande poder, para além disso, estas histórias contadas na primeira pessoa proporcionaram uma grande inspiração para todos. E por fim, através do personal storytelling e de dinâmicas de reflexão, trabalhamos em cada participante a consciência de que o seu próprio caminho pode ser uma importante fonte de inspiração para os outros. A história de vida de cada um, as suas dificuldades e superações, tornam-se veículo de aprendizagem e referência, com a construção da narrativa individual a proporcionar uma oportunidade de crescimento. Foi muito marcante para os alunos conhecer histórias semelhantes de colegas, amigos e dos próprios professores.
O impacto da Semana Ubuntu na nossa escola foi enorme e fez-se notar para além dos muros que separavam este grupo dos restantes alunos da escola. Estes mostraram muita curiosidade e muita vontade de participar nas próximas Semanas UBUNTU.
Cristiana Morais