Projeto UBUNTU na Emídio Garcia

O Agrupamento de Escolas Emídio Garcia aderiu, no presente ano letivo, ao projeto UBUNTU, com o objetivo de contribuir na formação de agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma comunidade mais justa e solidária.  Baseado numa filosofia assente na ética do cuidado, na construção de pontes e na liderança servidora, este projeto visa desenvolver, na comunidade escolar, diversos valores como a interdependência, solidariedade, respeito, na promoção de competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes.

Face ao contexto pandémico, o UBUNTU pretende recuperar o bem-estar e competências sócio emocionais dos alunos, fazendo jus ao ideal de Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo”.

Realizada a primeira fase de formação dos educadores responsáveis pela implementação deste projeto no Liceu, segue-se a segunda etapa: a aplicação das estratégias com os alunos, numa semana que promete ser muito dinâmica.

A Escola Emídio Garcia acolheu, nos passados dias 15 e 16 de dezembro, a formação de líderes UBUNTO do distrito de Bragança.

Os nossos alunos do 11ºA (Mariana Sá, Carolina Marrão e Miguel Alves) interpretaram “Imagine” na abertura da sessão de líderes UBUNTO, realizada na Escola Emídio Garcia.

You may also like...