Alunos do PTAS de visita aos Bombeiros
No dia 18 de maio, as turmas de PTAS (Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde) 1 e 3 do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, realizaram uma visita às instalações dos Bombeiros Voluntários de Bragança.
O bombeiro José Rodrigues foi o guia da nossa visita. Iniciamos a visita pela gare das instalações, onde podemos observar um carro de desencarceramento e todo o seu equipamento. Tivemos oportunidade de experimentar várias ferramentas de desencarceramento, como a tesoura e o tensor e pudemos perceber a sua função mas também a dificuldade em manobrar com elas, uma vez que cada uma pesa cerca de 25 kg.
Vimos também alguns veículos de combate aos incêndios florestais e aos incêndios industriais/ urbanos. Ficamos a saber que são usados diferentes veículos e distintos procedimentos no combate a estes incêndios. Nos incêndios florestais é usada água e ferramentas manuais, como a pá, que serve para arremessar terra, a roçadora para desbaste da vegetação, entre outras. Nos incêndios industriais/ urbanos é utilizada espuma e a maioria das vezes os bombeiros têm que utilizar máscaras e botija de ar comprimido devido à toxicidade dos fumos.
Os Bombeiros Voluntários de Bragança têm um veículo novo que foi adquirido pela associação dos mesmos, este veiculo está dotado com equipamento de ponta.
Fomos ainda ao vestiário, onde pudemos ver as diferentes fardas e em que situação são usadas. Ficamos a saber uma curiosidade, os bombeiros usam as botas desapertadas para poderem calçar as botas das diferentes situações.
Nesta visita podemos constatar as dificuldades dos Bombeiros, por isso se queres fazer algo em prol da sociedade, podes inscrever-te como Bombeiro Voluntário.
Eduarda Esteves, Érica Rodrigues, Filipa Borges, Inês Nogueiro, Jacinta Fernandes e Marina Alves, PTAS 3