Gala Final do agrupamento celebra valores ambientais

Decorreu no passado dia 5 de Junho, no Salão Nobre da Escola Secundária Emídio Garcia, a Gala Final do Agrupamento. Este ano o tema escolhido foi “Ambientarte”, uma simbiose perfeita entre a defesa dos valores ambientais e as diferentes formas de manifestação artística.
Segundo o professor Carlos Fernandes, sub-director do AEEG, “este evento só foi possível graças a uma articulação perfeita entre todos os ciclos, desde o pré-escolar ao ensino secundário”, sublinhou. Este responsável lembrou ainda uma das máximas inscritas no projecto educativo do Agrupamento: “promover uma escola de relações humanas, ecológica e plural”.
O espectáculo foi todo ele idealizado pelos professores João Cristiano Cunha, José Amaro e João Dias, professor do Conservatório de Música, tendo o cenário a assinatura habitual do professor de Artes Visuais, Manuel Trovisco.
Na dinamização dos grupos de dança, destaque para a dança contemporânea e grupo de dança da escola Paulo Quintela, orientados pela professora Fátima Bessa e, claro está, para os 3XL, sob a orientação da Catarina Pinto e com a coordenação da professora Helena Ramos.
Um dos destaques da noite foi a banda Liceu, liderada pelo João Amaro, que acompanhou musicalmente todas as actuações da noite. Desta formação fazem ainda parte o Gonçalo Figueiredo (guitarra), Luís Carrulo (Bateria), Hugo Jorge (Viola-Baixo), Inês Pires (Violoncelo) e Bruna Santos/Joana Loureiro (Violino).
As duas solistas de serviço foram a Inês Veloso (11.º ano) e Camila Guerra (8.º ano), o coro foi composto pelos alunos do articulado de música do 5.º e 6.º anos, orientado pelo professor Chéu Líbano.
Na dança contemporânea estiveram os bailarinos Marcos Silvério, Lara Mazeda, Mariana Martins e Ariana e, acompanhando os momentos de declamação de poesia pela aluna Margarida Teixeira (8.º A), Ana Sofia Pires e Rita Pires.
Os alunos membros do Gruteg asseguraram ainda os sketches humorísticos, com textos e direcção artística do professor Acácio Pradinhos.
Uma palavra final para os alunos do 12.º C, os pianistas Francisco Fernandes e João Arrobas Rodrigues, que actuaram de forma brilhante nesta gala e que se preparam para ingressar no ensino superior de música. Sem dúvida alguma, dois talentos enormes.