Dança Robótica: Criando Movimento e Código




No mês de janeiro, os alunos do 12º ano, turmas A e D, participaram numa atividade inovadora e interdisciplinar intitulada “Dança Robótica: Criando Movimento e Código”. Esta atividade foi realizada no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), envolvendo as disciplinas de Aplicações Informáticas B e Educação Física.
Durante três tempos letivos de 45 minutos, os alunos foram desafiados pelos docentes das disciplinas envolvidas a criar uma coreografia de dança e a programar dois robôs mBot2 para dançar em conjunto com eles. A atividade incluiu a escolha e tratamento de áudio, a criação da coreografia, a montagem e programação dos robôs, promovendo a colaboração e o trabalho em equipa.
O objetivo principal desta atividade foi estimular a criatividade, o pensamento computacional e lógico, além de fortalecer as competências cognitivas e socioemocionais dos alunos. A avaliação foi contínua, utilizando tanto a autoavaliação quanto a coavaliação, com os alunos a utilizarem rubricas para avaliar o desenvolvimento do projeto em diferentes etapas.
Os recursos utilizados incluíram as aplicações Audacity e mBlock, robôs mBot2, computadores, ligação à Internet, tutoriais e materiais de apoio, e a sala LED3. O resultado foi a apresentação da coreografia com o robô mBot2, refletindo o desenvolvimento das competências técnicas e criativas ao longo do projeto.
Esta atividade não só proporcionou uma experiência educativa enriquecedora, mas também demonstrou a importância da integração de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento integral dos alunos.
Docentes responsáveis: Ana Afonso (AI B) e João Pires (Educação Física)