“Dar voz à Tolerância”
Videoclip original apresentado por Mariana Brás e Rodrigo Sá garante 6.ºlugar no Concurso Euroscola
Os alunos Rodrigo Sá e Mariana Brás participaram na fase final do Concurso Euroscola, realizada na Assembleia da República, nos passados dias 27 e 28 de maio. Em mais de uma centena de escolas participantes, o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia garantiu o precioso 6.º lugar, num projeto com a participação dos alunos Mariana Brás e Rodrigo Sá, coordenados pelo professor Alberto Pais.
O trabalho dos alunos do Liceu baseou-se na apresentação de uma música original, intitulada “Dar voz à Tolerância”, escrita por Rodrigo Sá e editada pela Mariana Brás, com a colaboração de alguns alunos do 11.ºE e 9.A.
O tema central foi «Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos», levando as 19 escolas finalistas à sessão nacional ao Auditório «António de Almeida Santos» na Assembleia da República.
A cerimónia final contou com as intervenções dos elementos do júri nacional, Katalin Gonczy, representante do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal; Catarina Romão Gonçalves, chefe da Divisão de Museologia e Cidadania da Assembleia da República; e Cecília Fonseca, representante do Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC). A encerrar a sessão, Sílvia Vermelho, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, salientou a importância do tema, a originalidade das várias abordagens e o papel essencial da cidadania ativa dos e das jovens e do seu lugar como intervenientes centrais na Europa.