Biblioteca do Centro Escola da Sé em ação

A receção aos alunos de 1o ano no Centro Escolar da Sé
O ano letivo começou com grande entusiasmo e animação no Centro Escolar da Sé. A equipa da Biblioteca Escolar de 1o ciclo e pré-escolar rapidamente colocou o tapete vermelho para os novos alunos do Centro Escolar da Sé serem recebidos com grande “glamour”. Foram momentos de grande emoção para os novos estudantes e de alguma ansiedade para os pais.


Simulacro de incêndio
Para que tudo corresse bem e para termos a certeza de que o Centro Escolar da Sé está
preparado para a eventualidade de acontecer um incêndio, sensibilizaram-se e preparam-se
os alunos, professores e assistentes operacionais para uma situação de
emergência. Todos estavam preparados e no dia em que a campainha tocou o sinal de
alarme e os bombeiros chegaram não houve lugar para pânicos ou atropelos e todos
abandonaram o edifício ordeiramente em direção ao ponto de encontro. Para finalizar,
os mais pequenos ainda foram agraciados com o toque ruidoso das sirene dos bombeiros.

Mês Internacional da Biblioteca Escolar
O mês de outubro chegou, e trouxe as comemorações habituais do Mês Internacional da Biblioteca
Escolar (MIBE), sob o lema “Ler para a paz e harmonia globais” Para assinalar a data, a equipa da
BE dinamizou sessões de formação de utilizadores às turmas de 1o ano. Para que todos os alunos de
pré-escolar e 1o ciclo pudessem participar nas celebrações do MIBE foi dinamizada a história “Os
esquilos que não sabiam partilhar” de Rachel Bright.
As escolas das Beatas, Campo Redondo, Rebordãos e Jardim de Santiago foram visitadas pela equipa da BE com a dinamização da fantástica história dos esquilos que afinal aprenderam que a vida é muito mais rica quando aprendemos a partilhar.
Foram sessões muito enriquecedoras onde trabalhámos o valor da partilha, da ajuda, da
colaboração, da generosidade, imprescindíveis para a construção da paz e da harmonia.
O escritor vai à escola – alunos das escolas do Campo Redondo, Beatas e Centro Escolar da Sé descobrem os livros de Marco Taylor

Com o mês de novembro chegou a habitual iniciativa, em articulação com o município, “O escritor vai
à escola” com o escritor Marco Taylor. Os alunos de 3o e 4o anos do Centro Escolar da Sé, da EB1
das Beatas e da EB1 do Campo Redondo puderam assistir, com muito interesse, à apresentação das
diferentes tipologias de livros da autoria deste escritor/ilustrador.
“O escritor vai à escola” – André Madaleno vai ao JI de Santiago apresentar o “Livro com fome” a alunos das escolas das Beatas, Campo Redondo e JI Santiago.

Com a aproximação do Natal chegou mais uma vez a iniciativa “O escritor vai à escola” com André Madaleno. O encontro teve lugar no Jardim de Infância de Santiago, onde, num ambiente de muita alegria, partilha e amizade, os alunos de 1º ano da EB1 do Campo Redondo e da EB1 das Beatas foram amavelmente recebidos pelas crianças, educadoras e assistentes operacionais deste JI. Assistiram a uma fantástica apresentação da obra “O livro com fome” feita pelo autor do livro e fantástico contador de histórias André Madaleno.

A árvore de Natal sustentável do Centro Escolar da Sé
Imbuídos pelo espírito de natal, lançámos mãos à decoração do Centro Escolar da Sé e preparámo-nos para fazer a árvore de Natal quando um presente de Natal foi deixado na nossa porta: uma árvore de natal sustentável. Uma árvore de natal que passado o natal poderá ser plantada no nosso espaço exterior.
Tínhamos que enviar a mensagem a todos os alunos do Centro Escolar da Sé: este ano, mais do que nunca, teríamos que pensar no ambiente, reciclar, reaproveitar, poupar, não desperdiçar. Iríamos fazer toda a nossa decoração de natal com materiais reciclados ou com materiais que a natureza nos oferece. E assim foi. Todos os meninos, professores e assistentes operacionais colaboraram e deixaram a sua marca no presépio da escola. Que grande e bela família.
“O melhor presente do Mundo” – Um conto de Natal
Nas escolas de Rebordãos, Beatas e nas turmas de pré-escolar e1º ano do Centro Escolar da Sé lemos a história “O melhor presente do mundo” de Mark Sperring, tentando que todos refletissem acerca de qual será, afinal, o melhor presente de natal.
Percebemos que, por mais presentes que tenhamos, se não tivermos verdadeiros amigos nada terá importância.
Dia Internacional do Obrigado
Obrigado! Foi este o mote para o arranque do nosso ano de 2023. Lemos a história “Obrigado a todos” de Isabel Minhós Martins e conversámos acerca da importância da gratidão por tudo o que temos, por tudo que recebemos, por tudo que aprendemos, por tudo e a todos. Aproveitamos a ocasião para refletir e agradecer. E tão bem que nos sentimos. Grata a todos os meninos que tanto nos dão!
Concurso Nacional de Leitura – Fase escolar
Os livros, como não podia deixar de ser, estão sempre connosco. Desta vez para a Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura. O livro escolhido foi “O lápis mágico de Malala” e foram muitos os alunos inscritos nas varias escolas de 1º ciclo do agrupamento. Com vista à preparação para o concurso mas, acima de tudo, com vista à leitura da obra e à exploração da mesma. levando à descoberta do exemplo de vida da protagonista desta história, as professoras da equipa da BE desenvolveram diversas sessões de trabalho em todas as turmas dos 3º e 4º anos. A prova decorreu no dia 6 de janeiro e os três alunos apurados são o José Pedro Gonçalves, da EB1 das Beatas, a Maria Inês Chambel, da EB1 do Campo Redondo e a Margarida Gomes, da SE7, do Centro Escolar da Sé. todos os participantes estão de parabéns. Muita sorte para os três apurados para a Fase Municipal.
“Ao perto somos todos diferentes” – aprender com os nossos parceiros
Depois de agradecermos foi a vez de recebermos. Recebemos no Centro Escolar da Sé um grupo de estagiários de mestrado do IPB orientados pela Drª Carla Guerreiro, para desenvolverem o projeto “Ao perto somos todos diferentes” As sessões dirigiram-se aos alunos dos 3º e 4º anos e, através da apresentação de histórias da coleção “Meninos especiais” da Associação Pais em Rede, os estagiários abordaram problemáticas tais como a Hiperatividade, o Síndrome Asperger, Trissomia 21, a Cegueira e o autismo.
Foi extremamente gratificante e enriquecedor conhecer as histórias destes meninos tão especiais e que tanto têm para nos ensinar.

Concurso Presépios de Natal e Conto de Natal
Com o mês de janeiro veio para o Centro Escolar da Sé a atribuição do terceiro prémio no concurso “Presépios de natal”, uma iniciativa do Município de Bragança. Ficamos muito felizes porque foi o reconhecimento pelo nosso trabalho, pela nossa preocupação com o ambiente, pela nossa preocupação em utilizar o que a natureza nos oferece e pela valorização da participação de toda a escola neste projeto comum. Juntos somos melhores e mais fortes.
Para o Centro Escolar veio também o terceiro prémio no concurso “Conto de Natal”. A premiada é a aluna Margarida Garcia Gomes da turma SE7 que nos encheu de orgulho.
Dia Escolar da paz e da não violência
Para finalizar o mês de janeiro, chegou o tempo de refletirmos, acerca da paz e da não violência através da história “As mãos não são para bater” de Martine Agassi.
Conversámos acerca da importância das mãos na nossa vida e do quão importantes elas são para as coisas mais básicas e banais e para as coisas mais complexas e exigentes. Do quanto as mãos podem fazer de bem mas também do quanto elas podem fazer de mal. Usar as mãos para construir a paz foi a mensagem deixada no Dia Escolar da não violência e da paz, assinalado a 30 de janeiro.