Alunos do Liceu participam na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

As Escolas Secundária Emídio Garcia, de Bragança, a Escola Básica e Secundária de Carrazeda de Ansiães, a Escola Secundária Miguel Torga, de Bragança e a Escola Básica e Secundária de Mogadouro foram as vencedoras do programa “Parlamento dos Jovens – Básico” a nível distrital, na sequência da sessão distrital desta iniciativa, que se realizou no dia 22 de Março, no auditório Paulo Quintela em Bragança.

Este ano, a sessão do Parlamento dos Jovens contou com a presença de 28 deputados de 4 escolas, eleitas nas Sessões Escolares.

A cerimónia de abertura teve início por volta das 10:00h, tendo estado presente a Deputada da Assembleia da República, Isabel Lopes, o Delegado Regional de Educação da DGEstE, Sérgio Afonso, a Vereadora da Educação da Camara Municipal de Bragança, Fernanda Silva e em representação do Instituto Português do Desporto e Juventude, Cláudia Teixeira. Seguiu-se um momento musical com a professora Ausra Bernataviciute e dois alunos do quarto grau do Conservatório de Bragança, que tocaram flauta transversal, após o que se procedeu a uma breve cerimónia de abertura da Sessão Distrital, conduzida pelo Presidente da Mesa da Sessão, Gonçalo Ramos. De seguida deu-se início ao Período de Perguntas à Deputada da Assembleia da República.

 O Debate dos Projetos de Recomendação aconteceu logo a seguir, assim, como a votação dos mesmos.

Já para terminar, procedeu-se à Eleição da escola à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens. Como a escola vencedora tem de ser representada por um Porta-Voz, este foi eleito por todas as escolas presentes na Sessão Distrital. Posto isto, foi divulgado o tema mais votado no círculo Eleitoral para o ano seguinte; “Impacto da pandemia na Saúde Mental nos jovens”. Deu-se por terminada a sessão, após anunciada a escola vencedora da Sessão Distrital, cujo título coube à Escola Básica e Secundária de Mogadouro.

A opinião geral dos alunos presentes acerca desta atividade é de que o parlamento dos jovens é uma atividade bastante enriquecedora para os mesmos, uma vez que os leva a perceber um pouco do que realmente é a política, com temas atuais, que devem ser abordados perante a nossa sociedade. Todos os elementos presentes nesta atividade foram essenciais, uma vez que, sem eles, esta não teria sido possível. Pela sua relevância, os alunos pensam que é uma atividade que deverá ser mais desenvolvida ao longo dos anos, pois ainda existem muitos temas que deverão ser abordados na nossa sociedade”.

Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Bragança.

Carolina Barreira

You may also like...