Campanha para uma escola saudável

As campanhas sobre saúde pública oferecem sempre importantes oportunidades para sensibilizar a comunidade escolar para estas questões, favorecendo uma melhor compreensão dos envolvimentos nessa matéria e mobilizar os alunos para uma escola em plena saúde.
Assim, no âmbito da semana da saúde, organizada pela Escola Superior de Saúde de Bragança (ESSa)- IPB de 07 a 10 de abril, tendo por base a temática lançada pela OMS “segurança alimentar” para comemorar o dia Mundial da Saúde, o Agrupamento Emídio Garcia não podia ser alheio a tal evento.
Nesse contexto, dia 9 de abril, cumprindo o calendário “Atividades na População Estudiantil”, os 4 cursos lecionados na ESSa (Análises Clínicas e Saúde Pública, Farmácia, Dietética e Enfermagem) desenvolveram um Peddy papper e jogos interactivos com algumas turmas de 7º ano do nosso agrupamento e cujos temas e cursos dinamizadores deixamos aqui:

– À procura da segurança alimentar
Enfermagem

–  À descoberta da bactéria
ACSP

–  À descoberta do invisível
ACSP

– Vamos reduzir o desperdício? Aprende a branquear!
Dietética

–  Estafeta da segurança alimentar
Dietética

–  Achas que sabes lavar as mãos?
Farmácia

–  Salvar a segurança alimentar
Enfermagem

Luta de Resistência: antibiótico vs.

Os alunos participaram de forma ativa, orientados por dinâmicas de projeto à volta da saúde, divertindo-se e aprendendo que, por exemplo, os alimentos insalubres estão na origem, segundo as estimativas, de 2 milhões de mortes por ano – entre os quais muitas crianças. Os alimentos contêm bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas responsáveis por mais de 200 doenças, que vão da diarreia até aos cancros.

A segurança sanitária dos alimentos emergiu como responsabilidade partilhada. Por conseguinte, foram abordadas e postas em perspectiva muitas questões inerentes a todo o processo alimentar, incluindo algumas chaves para ingerir alimentos de forma mais segura:

  • Conhecimento dos diversos tipos de bactérias
  • Tomar o hábito da limpeza (mãos …)
  • Separar os alimentos crus dos cozidos
  • Cozer bem os alimentos
  • Organizar/manter os alimentos separados no frigorífico ou congelador

A saúde, se não for a partir do seu lote de proibições e de prescrições, tem uma certa dificuldade em entrar na escola. Porém, esta iniciativa, apresentada de forma lúdica, permitiu mostrar eficazmente alguns princípios de promoção da saúde nos vários contextos.
As 3 equipas premiadas receberam um conjunto de medalhas.
O nosso agradecimento à Escola Superior de Saúde de Bragança (ESSa)- IPB

Adriano Valadar , 10.04.15

You may also like...