Comitiva da ESEG deslocou-se a Roma e ao Vaticano e foi recebida pelo Papa em audiência geral
Cerca de 39 alunos do 11.º e 12.º anos da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, acompanhados por seis professores, deslocaram-se a Roma e ao Vaticano, entre os dias 27 de Fevereiro e 02 de Março, no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, numa actividade que se realiza pelo 2.º ano consecutivo.
O ponto alto da visita foi, sem dúvida, a participação na audiência geral com o Papa Francisco, em plena Praça de São Pedro, na quarta-feira de cinzas, dia 1. A comitiva da ESEG foi saudada por Sua Santidade, o Papa, constituindo-se com um dos momentos mais marcantes desta viagem a Roma.
O encontro com um grupo de cerca de 100 refugiados provenientes da Síria e do Iraque, na Comunidade de Santo Egídio (CSE), foi outro ponto incontornável desta visita, através do qual os alunos tiveram oportunidade de contactar com a realidade do drama dos refugiados – por vezes distante – e confraternizar de forma alegre e descontraída com estes cidadãos provenientes daquela região.
Os alunos da ESEG ajudaram a preparar o encontro/festa com os refugiados, organizando uma pequena recepção em articulação com a CSE, numa altura em que se assinala um ano desde a chegada dos primeiros refugiados a Itália, no âmbito do projecto “corredores humanitários”, promovido precisamente pela CSE e que já fez chegar em segurança a Itália 750 pessoas desde o seu arranque em Fevereiro de 2016.
Para além da visita ao Vaticano (Basílica de São Pedro, Capela Sistina e Museus do Vaticano), os alunos tiveram a oportunidade única de visitar o riquíssimo património cultural, arquitectónico e histórico da capital romana, donde se destaca o Coliseu de Roma ou o Panteão Nacional.