Raquel Paulino, Inês e Rita Trovisco nas meias-finais das “Olimpíadas da Química”
Quando no próximo dia 7 de Março decorrerem as meias-finais das “Olimpíadas da Química”, na Faculdade de Ciências do Porto, Raquel (10.º A), Inês e Rita (11.º B) – alunas da Escola Secundária Emídio Garcia (ESEG) – terão lugar reservado, depois de terem vencido na fase distrital, contra outras escolas de Bragança, Mirandela, Vila Flor, Vinhais e Torre Dona Chama. Orientadas (e muito bem!) pela professora Célia Bento, as três serão as representantes da ESEG na próxima fase da competição, abrangendo escolas de toda a zona norte do país. Para a docente, “as alunas demonstraram muita dedicação e um espírito competitivo são. Trata-se uma experiência muito boa para elas, muito diferente da experiência de sala de aula, que lhes vai permitir ir mais longe nas suas aprendizagens”. Para Raquel Paulino, a estreante do grupo, pois tanto Rita como Inês estão a repetir a experiência vivida no ano anterior, “esta participação nas olimpíadas é boa para aprofundarmos conhecimentos e desenvolvermos o nosso espírito competitivo, que também é importante”. Inês prefere realçar a motivação que se ganha “para manter os bons resultados à disciplina” e concorda com a Raquel no que diz respeito à competição: “o facto de estarmos a competir também é, por si só, interessante e motivador”. Para a Rita, passar às meias-finais “é ver o nosso esforço e trabalho recompensados”. Quanto às expectativas para dia 7 de Março, as três apontam o caminho da final, que este ano terá lugar em Aveiro, em Maio. Rita acredita que “vai ser difícil mas possível” e Inês explica as dificuldades que irão encontrar: “alarga-se o leque de escolas, sendo que muitas delas, sobretudo, os colégios, trabalham especificamente para estas competições”. Raquel acredita num “bom resultado e na passagem à final”, reconhecendo que para si será mais difícil “pois é a primeira vez que estou a participar e há matéria de 11.º ano que eu ainda não dei, o que obriga a um esforço maior. Mas estou confiante”, conclui. Já para Rita e Inês, “este ano sentimos menos dificuldades, pois já trazemos a experiência da participação no ano anterior”. Finalmente, como é que a comunidade escolar está a reagir a esta participação bem-sucedida nas “Olimpíadas da Química”? Segundo a Raquel, “bem, de um modo geral”. Para a Inês, “os nossos colegas e professores dão-nos os parabéns e apoio para a próxima fase”. Quanto a Rita, subscreve as suas colegas e agradece “o entusiasmo de todos”.