Um dia com… Empresários Emídio Garcia, Lda
Empresa: Caretos de Trapos – Reinvenção dos Caretos Brigantinos. Miniaturas feitas com tecidos reciclados e latas de refrigerantes.
Principais funções:
. Brinquedo que transmite tradições e cultura popular;
. Objeto decorativo promotor de artesanato e tradições regionais.
Empresa: Sabores da Região – Objetivo principal – comercializar a castanha, como principal recurso económico da região.
Produtos inovadores: Castanha revestida com fondant e chocolate, licor de castanha sem álcool e castanha caramelizada.
Eram 6:00 da manhã. Saiamos do parque da Escola, ensonados, aborrecidos com a intensa chuva do momento e escondidos pela escuridão da noite que àquela hora ainda dominava a paisagem. O autocarro rompia corajosamente aquele contexto e a pouco e pouco, já por terras de Mirandela, vencia a chuva e a noite.
Começámos a ficar mais despertos. Reparámos que o nosso “Dress Code” estava em conformidade. A camisa branca, a postura formal e a vontade de vencer, fazia de nós verdadeiros empresários, preparadíssimos para promover as nossas empresas e vender os nossos produtos. Quer a camisa de ocasiões especiais, quer o estatuto de todos os elementos das empresas desde o gestor financeiro ao técnico de marketing, não deixavam margem para dúvidas: tratava-se de uma viagem de negócios ao mais alto nível. A Feira Ilimitada da Junior Achievement em de Vila Real e os Jovens empresários do agrupamento Emídio Garcia são os grandes intervenientes nesta atividade comercial.
Eram 7:30 da manhã. Chegávamos ao parque de cargas e descargas do Dolce Vita Shopping. Descarregámos os nossos produtos e percorremos os longos corredores subterrâneos, carregadinhos de coisas e mais coisas. Apressámo-nos, pois o Chek-In das empresas era feito às 7:45. Pontualíssimos! Já estava feita a distribuição de papéis e como cada um tinha o seu cargo bem definido, sabíamos precisamente o que iríamos fazer e por onde começar. Foi distribuído a cada empresa um Stand previamente identificado com o nome da escola e da empresa concorrente onde seria montada a exposição.
Eram 19 equipas candidatas ao primeiro lugar e ao bilhete de ingresso à grande Feira Nacional de Junior Achievement em Lisboa.
As exposições estavam prontas. Ficámos muito satisfeitos com o resultado final. A abertura oficial era às 10:00 em ponto.
Os Jurados foram chegando, (eram 4 elementos) os clientes também (e foram muitos). A uns e a outros mostrámos quem eramos e as nossas potencialidades: empreendedorismo, flexibilidade, inovação, capacidade de gestão, sustentabilidade económica e financeira, promoção da cultura, respeito pelo ambiente… e simpatia… enfim, reuníamos todos os requisitos para o sucesso!
E foi um sucesso! A feira terminou às 18:00. Um dia longo, cansativo e produtivo. Regressámos com certezas e a experiência de sermos capazes. Ser empresário e sem dúvida construir sonhos e conseguir torná-los realidade… um dia!
Os alunos da turma PTGEI 2º ano