Parlamento dos Jovens: Sessão Escolar reúne centenas de alunos
A Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens reuniu centenas de alunos que debateram o tema: “Racismo, preconceito e discriminação”, iniciativa que contou com a presença de Dr. Adão Silva, deputado do PSD, eleito pelo círculo de Bragança. O Salão de Festas da Escola Emídio Garcia de Bragança foi, no dia 19 de janeiro de 2016, palco de mais uma atividade inserida no projeto Parlamento dos Jovens, contando com grande adesão dos alunos de terceiro ciclo. Os participantes ouviram e manifestaram interesse às questões colocadas ao Dr. Adão Silva. Nesta sessão, os alunos, com o apoio do deputado da Assembleia da República, tiveram a oportunidade de sensibilizarem os presentes e aprofundarem as problemáticas relacionadas com racismo, preconceito, e discriminação. Neste projeto, estão envolvidos mais de cinquenta alunos de terceiro ciclo divididos em cinco listas (A: 9ºA; B: 7ºB; C: 8ºC; D: 7ºE; E: 8ºE).
Lista A obteve o maior número de votos
A Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens foi antecedida pelas eleições para a distribuição dos deputados que irão representar o agrupamento na Sessão Distrital. O ato eleitoral realizado no passado dia 15 de janeiro permitiu a todos os participantes um maior conhecimento do funcionamento da democracia. No final, a Lista A foi aquela que obteve um maior número de votos. No entanto, e com grande espírito democrático, a lista vencedora cedeu alguns lugares de deputados às candidaturas menos votadas.
Resultados:
Número de eleitores: 408
Número de votantes: 208
Número de votos brancos: 1
Número de votos nulos: 11
Lista A – 71 votos/10 mandatos
Lista B – 19 votos/2 mandatos
Lista C – 37 votos/7 mandatos
Lista D – 38 votos/7 mandatos
Lista E – 31 votos/ 5 mandatos
Apresentação, análise e votação das medidas propostas
Depois da eleição dos deputados e da sessão escolar, os mandatados irão reunir-se no dia 20 de janeiro, às 14h30m, no Auditório da Escola Emídio Garcia, para a apresentação, análise e aprovação das medidas a implementar na luta contra o racismo, preconceito e discriminação. As medidas vencedoras serão apresentadas na sessão distrital.