Magusto na Escola Emídio Garcia – 18 de novembro
Foi, sem dúvida, um dia diferente, que se viveu na Escola Sede de Agrupamento. O magusto foi o pretexto para as atividades que começaram bem cedo, com a realização dos jogos populares. O evento encheu de participantes e espetadores o imponente pavilhão desportivo da Emídio Garcia. Jogos diversificados, música, danças e até o acordeão do Dr. Luciano, numa coordenação exemplar, contribuíram para o sucesso alcançado.
Paralelamente, a Associação de Estudantes coordenava o magusto, com o apoio logístico indispensável dos assistentes operacionais e pessoal da cozinha, que decorria no parque de merendas da Escola Emídio Garcia e se prolongou até cerca das 22 horas. A nova associação de estudantes teve o mérito de ter conseguido prolongar o magusto até à chegada dos alunos do projeto “Português para Falantes de Outras Línguas”, da responsabilidade da Profª Fátima Castanheira, que aconteceu por volta das 18 horas. A partir desta hora assistiu-se a um verdadeiro intercâmbio cultural, num salutar convívio de alunos de várias nacionalidades. Alguns elementos do grupo “Cantares d´ Antanho” atuaram à volta da fogueira, mostrando que a nossa tradição oral continua bem viva. Destaque também para a atuação de Kestos Matusevicius, aluno da Lituânia, que apresentou um número de circo envolvendo tochas, só ao alcance de artistas profissionais. Um agradecimento especial ao grupo musical “Lacre”, que brindou a Escola com a sua presença.
As atividades dinamizadas nos dias 17 e 18, que, espontaneamente, foram das mais participadas, resultaram da organização conjunta da Associação de Estudantes, do grupo disciplinar de Educação Física, dos alunos dos cursos PAS 1/2, PTGEI 1, PTGD 3, da Equipa de Saúde Escolar e do Projeto “Português para Falantes de Outras Línguas”.
No final, foram assadas cerca de 300 kg de castanhas, na sua maioria oferecidas por dois produtores afamados da região.