Alunos em observações ao sol

Estudantes de 7ºano usaram telescópio solar

Durante o mês de outubro, todos os alunos do 7.º ano, tiveram a possibilidade de fazer observações do Sol (utilizando um telescópio solar) e inferirem o movimento rotação da Terra através observação do movimento da sombra de uma haste. A atividade foi desenvolvida por monitores do Centro de Ciência Viva de Bragança (CCVB), no âmbito do projeto “O cientista vai à escola”, desenvolvido pelo CCVB com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e as escolas do Concelho.

Devido ao movimento de translação da Terra em torno do Sol, dá-nos a sensação de que o Sol se move (movimento aparente do Sol), descrevendo uma trajetória na esfera celeste.

Uma observação simples que permite “ver” o movimento do Sol durante o ano é através do gnómon. Um gnómon nada mais é do que uma haste vertical espetada no solo. Durante o dia, a haste, ao ser iluminada pelo Sol, forma uma sombra cujo tamanho depende da hora do dia e da época do ano. A direção da sombra ao meio-dia real local dá-nos a direção Norte-Sul. Ao longo de um dia, a sombra é máxima ao nascer e ao por do Sol e é mínima ao meio-dia. Ao longo de um ano (à mesma hora do dia), a sombra é máxima no solstício de inverno, e mínima no solstício de verão. Foi observando a variação do tamanho da sombra do gnómon ao longo do ano que os antigos determinaram o comprimento do ano das estações.

A atividade foi desenvolvida em horários distintos para cada turma, e os alunos distribuídos em pequenos grupos, começando com uma pequena explanação e orientação dos trabalhos e finalizando com a discussão dos resultados e avaliação da atividade.

Após selecionarem o local e colocarem o papel da melhor forma para fazer as medições, os alunos foram marcando, ao longo do tempo, a posição da extremidade da sombra da haste, registando a respetiva hora. Puderam observar que a sombra foi ficando mais curta ao longo da manhã e mais longa no decorrer da tarde, deslocando-se de Oeste para Este (sentido contrário ao do “movimento” do Sol) concluindo que é nesse sentido que a Terra executa o seu movimento de rotação. E ainda houve quem conseguisse verificar que o meio-dia solar não coincide com o meio-dia nos seus relógios!

You may also like...