5.º B em aula de campo de Ciências no Posto Aquícola de Castrelos
A biodiversidade em meio aquático levou os alunos do 5.º B da Escola Paulo Quintela a deslocar-se ao Posto Aquícola de Castrelos para conhecer as espécies autóctones dos rios da região de Bragança, a qualidade da água e pôr em prática o que se aprende nas aulas da Professora Emília Pereira. O ciclo de vida da “Salmo Trutta”, vulgarmente identificada por “Truta Fário”, foi o primeiro conteúdo da visita a concentrar as atenções dos estudantes, entusiasmados pela biodiversidade e pela possibilidade, afinal tão à mão, de com ela conviverem, tendo ficado a saber, por exemplo, que as trutas criadas no posto são usadas para o repovoamento dos rios. Os alunos puderam ainda assistir à projeção de um filme acerca da rede hidrográfica do Douro, a que pertencem os rios Baceiro e Tuela. Foram ainda observadas espécies de micro e macro fauna, pertencentes a uma cadeia alimentar complexa. Os alunos conheceram as espécies exóticas introduzidas pelo Homem, como o “Lúcio”, “Peixe-Gato”, “Perca-Sol”, entre outros, que têm provocado desequilíbrios nas populações de espécies autóctones. Entre alertas de espécies em extinção e curiosidades científicas da fauna fluvial, e a preocupação com a sustentabilidade e manutenção deste ecossistema, foi uma tarde bem passada e, sobretudo, profícua para os alunos do 5.º B, que aprenderam algo sobre a importância de preservar os nossos rios e tudo o que eles contêm.