Faurecianos por um dia!

  • Faurencia
  • Faurencia1
  • Faurencia2

 

Enquanto alunas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde de 10.º ano da Escola Secundária Emídio Garcia de Bragança, no âmbito da disciplina de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais, deslocamo-nos, juntamente com a nossa turma, no dia 07 de janeiro de 2019, às instalações da fábrica Faurecia. Esta atividade foi planeada pela Formadora Enfermeira Andreia Fernandes, com o objetivo de podermos perceber a organização, o funcionamento e a dinâmica de serviço de um local de trabalho.

Por volta das 09 horas, deu-se início à visita de estudo. Ficamos impressionadas com as dimensões da fábrica! Não tínhamos noção do seu tamanho.

Depois de identificados pela equipa de segurança, fomos encaminhados para a sala Bragança, onde fomos recebidos pelas profissionais destacadas para o efeito, Carla Salgado e Celeste Magalhães. Passaram-se alguns instantes nesse local, tempo suficiente para nos ser apresentado o propósito da fábrica. Percebemos o tipo de trabalho que é feito e outros assuntos relacionados com a sua ação.

De seguida, e com o EPI devidamente colocado, fizemos um curto percurso até à sala de formação. Sala essa que serve para os funcionários que vão iniciar funções se inteirarem do serviço que desempenharão, dos materiais e equipamentos a usar.

Ao longo da visita foi-nos permitido visualizar vários trabalhadores e várias máquinas, algumas de funcionamento autónomo. Existem regras e a devida sinalização para que toda a gente que circula no interior da fábrica, funcionários ou visitantes, possam fazê-lo em segurança.

Terminou-se com o esclarecimento de dúvidas.

No final, considerou-se a atividade muito útil e interessante. O avanço da tecnologia torna o trabalho mais rápido e seguro. Muito exigente, mas com o risco reduzido ao mínimo possível.

 

 

Beatriz Vaz e Tânia Garcia

CPTAS – 10.º ano

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *