Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura (Segundo Momento)

foto BM

 

No dia 18 de abril de 2018, pelas 14:00, na Biblioteca Municipal de Bragança e no Auditório Paulo Quintela, realizou-se o segundo momento da Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura 2017/2018.

Esta fase é da competência do Município de Bragança, sendo todo o processo gizado e monitorizado pela Biblioteca Municipal. A estafase foram admitidos os alunos selecionados no primeiro momento,realizado nos respetivos agrupamentos de escolas.

Enquanto os concorrentes realizavam a prova escrita, os acompanhantes e os professores visitaram o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

Terminada a prova escrita, os participantes dirigiram-se para o auditório Paulo Quintela, onde já os aguardavam as entusiásticas e sonorosas claques e os respetivos professores acompanhantes.

Terminado o breve compasso de espera e ultimados os preparativos técnicos, teve início a prova de expressão oral, composta por dois momentos: no primeiro, os concorrentes tinham de declamar um poema selecionado aleatoriamente de três, previamente conhecidos; ato contínuo, os alunos proferiram uma alocução oral, subordinada a um tema, por eles elegido, dos três elencados para cada ciclo de ensino.

O nosso agrupamento – Emídio Garcia – participou nos quatro escalões, a saber: 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário. Todos os concorrentes tiveram um desempenho modelar, sendo que, em meu juízo, a prova de expressão oral não se apropria, pela sua exigência, aos alunos do 1.º e 2.º ciclos (como o desempenho dos concorrentes acabou por corroborar).

Uma menção – justa e merecida – às alunas:Ana Romão, do 6.º A, da Escola Paulo Quintela, Celina Fontenete, do 9.º D, e Sofia Veiga, do 12.ºA, da Escola Secundária Emídio Garcia, por doismotivos. O primeiro, justifica-se pela forma como declamaram o poema e pela sucinta, mas completa exposição oral com que brindaram oauditório; o segundo, que decorre do primeiro, pelo facto de terem vencido no respetivo escalão e, consecutivamente, se terem apurado para o terceiro momento do CNL – fase distrital – a realizar em Mogadouro, no dia 17 de maio do ano em curso, em representação do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia e da cidade de Bragança.Em sinopse, o nosso agrupamento venceu em três dos quatro escalões, estando, por isso, de parabéns as professoras bibliotecárias e todos os docentes que acompanharam as referidas alunas.

No final desta estival tarde dedicada à leitura, foram conhecidos os vencedores e entregues os respetivos certificados de participação a todos os alunos concorrentes. A celebração da leitura terminou com um agradável lanche convívio, onde não faltou um belíssimo bolo em forma de livro, para assinalar a efeméride.

Concluindo, felicitaçõesao Município de Bragança e à Biblioteca Municipal pela organizaçãodesta atividade, às professoras bibliotecárias, aos professores que, nos três agrupamentos, auxiliaram os alunos e, por fim, porque mais importantes, aos alunos concorrentes, reiterando oscumprimentos pelo seu desempenho e fazendo votos de que para o ano sejam mais a participarnesta festa da leitura, aguardando uma calendarização desta atividade de âmbito nacional mais propícia à atividade letiva, pois a leitura merece e justifica o cabal empenho de todos.

Norberto Veiga

Também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>