Liceu assinala Dia Mundial da Ciência com palestra “Sensores Químicos”

  • sensores quimicos
  • sensoresquimicos

No âmbito do dia mundial da ciência realizou-se uma palestra intitulada “Sensores Químicos”, promovida pela equipa da biblioteca e dirigida aos alunos do ensino secundário do curso de ciências e tecnologias.

A palestra foi promovida e orientada pelo Prof. Dr. Luís Dias, Licenciado e Doutorado em Química pelo Departamento de Química, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

O Prof. Dr. Luís Dias, encontra-se presentemente a lecionar várias cadeiras na área da Química, no Instituto Politécnico de Bragança e é investigador no mesmo instituto. Os seus interesses em investigação são na área da: química analítica, sensores químicos, sistemas de multi-sensores e na quimiometria.

Durante as duas sessões, focou a sua palestra nos sensores Químicos, visto neste momento ser a sua área de maior interesse na investigação. Está a produzir sensores e testar sensores para análises químicas na área do ambiente, saúde e alimentar.

O objetivo da investigação é a criação de micro laboratórios para análise em loco (no local), transportando os sensores para o local da análise, com um mínimo de resíduos químicos (química analítica verde).

Na área dos sensores, o próprio investigador ainda cria os seus sensores, o que torna a investigação mais em conta e reutiliza material para novas análises químicas. Os sensores industriais são mais caros e não têm tanta durabilidade.

Na área dos multi-sensores, para análises de multi-parametros em misturas complexas,utiliza-se o nariz eletrónico, a língua eletrónica e o sistema multi-paramétrico.

Os dados obtidos pelos sensores são posteriormente tratados e analisados por quimiometria, por aplicação de técnicas estatísticas.

Também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>