Agrupamento de Escolas Emídio Garcia distingue-se nas Competições Nacionais de Ciência

Realizaram-se nos dias 9, 10 e 11 de maio, as Competições Nacionais de Ciência 2016, uma iniciativa a cargo do Projeto Matemática Ensino (PmatE), desenvolvido pelo Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro desde 1990.

Os objetivos desta atividade passam por desenvolver o raciocínio aliado ao desafio e à competição, de uma forma lúdica, aplicar as tecnologias e o desenvolvimento de conteúdos ao serviço do sucesso escolar e da cultura científica e estimular o gosto e o interesse pela Ciência.

O concurso consiste na realização de uma prova (com recurso ao computador) englobando os conteúdos das respetivas disciplinas e do ano de escolaridade dos alunos.

Mais uma vez, o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia aceitou o desafio do PmatE e participou neste evento, selecionando cerca de 100 alunos dos vários anos de escolaridade para o fazer.

No dia 10, além do excelente resultado obtido pela escola (5.º lugar entre 115 escolas participantes), algumas equipas destacaram-se de forma especial: Ana Pires e Alexandrina Gonçalves – 21.º lugar entre 450 equipas de 7.º ano; Sara Azevedo e Adriana Neves – 25.º lugar, Gonçalo Baptista e Adriana Morais – 37.º lugar e Joana Oliveira e Clara Choupina – 47.º lugar, entre 456 equipas de 8.º ano; João Ferreira e Carlos Genésio – 13.º lugar, Marta Cortez e Carlota Carvalho – 14.º lugar, Mário Vaz e Jani Lang – 17.º lugar e Simão Caravaca e Rui Pires – 63.º lugar, entre 407 equipas de 9.º ano.

A 11 de maio, foi novamente dia de levantar bem cedo e rumar à Universidade de Aveiro… e os “grandes” também se portaram muito bem! Num total de 63 escolas participantes no Mat12, os nossos alunos conseguiram um brilhante 17.º lugar, enquanto no GVIDA fomos os quartos, em 30 escolas participantes.

Mais uma vez a Rita Trovisco e a Inês Trovisco brilharam ao conseguir o 9.º lugar na prova de matemática de 12.º ano (em 207 equipas)! Também a Mariana Gomes e o Diogo Bento e a Beatriz Nogueiro e a Ana Catarina Preto conseguiram, respetivamente, o 41.º lugar e 47.º lugar na prova de 10.º ano (em 195 equipas). Na prova de 11.º ano, o Tiago Rodrigues e o Bernardo Afonso e o Luís Pereira e o Francisco Rodrigues ficaram no 38.º lugar e no 45.º lugar, respetivamente (em 237 equipas).

Na prova GVIDA destacaram-se as equipas da Telma Gonçalves e da Jéssica Ferreira e da Diana Afonso e da Ana Vaqueiro, que obtiveram, respetivamente, o 14.º lugar e o 28.º lugar, em 279 equipas participantes. PARABÉNS A TODOS!

Também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>