Escola Aberta

 

A escola Paulo Quintela e as escolas do 1º ciclo (turmas de 4º ano) têm vindo a realizar atividades de articulação, ao longo do 3º período no âmbito da “Escola Aberta”.

Assim:  no dia 13 de abril das 14:00 às 14:30 horas, alunos/professores e acompanhantes assistiram, no Auditório da escola Paulo Quintela, a um momento musical da responsabilidade do Conservatório; das 14:30 às 16:30 horas,  os alunos foram distribuídos por dois grupos, tendo um grupo participado nos jogos matemáticos e outro grupo desenvolveu atividades experimentais no laboratório.

Das várias experiências efetuadas, o enchimento de balões com bicarbonato de sódio e vinagre, foi a que mais os motivou para a realização de novas experiências, não só na escola mas também em casa. Pois, eles foram unanimes em referir, que em casa os pais, tinham bicarbonato de sódio e vinagre (produtos químicos inócuos) que as mães usavam para limpeza e culinária. Não sabiam é que, quando estes produtos são misturados, o resultado pode ser excitante.

O bicarbonato de sódio é um pó solúvel, que quando é misturado com o ácido acético do vinagre, produz dióxido de carbono.

Esta experiência simples, tornou-se muito divertida, porquanto, foram usados matérias correntes, tais como um balão e uma garrafa plástica. A reação resultante de tal experiência, permitiu ver o balão encher, permitindo ainda, através de outra experiência, verificar que o dióxido de carbono, que se formou dentro do balão, apagou uma vela acesa, o que provou que este gás não alimenta combustões.

Foi uma tarde repleta de aprendizagens, que obrigaram os pequenos cérebros a pensar, com tais experiências e jogos matemáticos.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *