SEMANA DA SAÚDE

Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Saúde (que se comemora a 7 de abril), desenvolveram-se, na nossa escola, diversas atividades numa organização conjunta do projeto de Educação para a Saúde, “Clube Viver Saudável” e Equipa de Saúde Escolar.

No dia 5 de abril, no período da tarde, a equipa de saúde escolar realizou, para os adultos interessados (professores, funcionários e encarregados de educação), um rastreio de vigilância: Diabetes, Frequência Cardíaca, Tensão Arterial e índice de massa corporal (I.M.C.). Esta atividade teve uma boa adesão, pois foram realizados 50 rastreios. Simultaneamente, na sala de convívio dos alunos e dirigida a eles, realizou-se um Workshop “Escolhas Saudáveis”, onde os jovens eram confrontados com a quantidade de açúcar que alguns alimentos possuem e eram convidados a refletir sobre as escolhas que fazem no dia a dia para os lanches da escola. Esta atividade provocou alguma “agitação” entre os alunos, pois estes levaram a informação para outros colegas e até para a sala de aula.

No dia 7 de abril, no período da manhã, a médica dentista do Centro de Saúde, Dra. Daniela Prada, realizou um rastreio de saúde oral a todos os alunos nascidos no ano de 2004, com o objetivo de identificar alguns problemas de saúde oral e posterior encaminhamento para os tratamentos necessários. Os encarregados de educação dos alunos nascidos em 2004 tinham sido previamente informados e apenas uma minoria não concordou com a realização do rastreio.

Entre os dias 5, 7 e 9 a Enfermeira Olívia Maria desenvolveu uma ação de formação dirigida aos professores a lecionar na Escola Paulo Quintela, “Curso de Primeiros Socorros e suporte básico de vida”. Esta ação teve a participação dos Bombeiros Voluntários de Bragança que fizeram uma demonstração de algumas técnicas de Suporte Básico de Vida. Foi uma ação muito participada e útil, pois dotou os intervenientes de algumas noções básicas de socorrismo e chamou à atenção para os procedimentos a desenvolver em caso de acidente e/ou doença súbita, principalmente, no contexto escolar.

Nos dias 11, 12 e 14 de abril a equipa de saúde escolar, em colaboração com os bombeiros Voluntários, realizou uma Sessão/demonstração de Primeiros Socorros – suporte básico de vida, para as turmas de 6º ano de escolaridade. Neste caso e depois de uma breve abordagem teórica, os alunos foram convidados a exemplificar algumas das técnicas apresentadas, nomeadamente a posição lateral de segurança. Os alunos mostraram-se muito interessados, colocaram muitas questões e todos queriam exemplificar as técnicas aprendidas.

Nos dias 13 e 15 de abril foram realizadas sessões PRESSE (Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar) para as turmas do 5º e 6º ano de escolaridade. Nas turmas de quinto ano foi abordada a constituição dos sistemas reprodutores masculino e feminino e as mudanças que ocorrem na puberdade. Nas turmas de sexto ano foi abordado o funcionamento dos sistemas reprodutores masculino e feminino, o ciclo menstrual, os métodos contracetivos e as relações interpessoais. Tanto nas turmas de quinto, como nas de sexto foram aplicados os pré e pós testes, conforme o PRESSE prevê. Os alunos mostraram-se muito recetivos e apercebemo-nos de muito desconhecimento e conceitos errados no que diz respeito à sexualidade, o que reforça a importância de continuar a trabalhar este tema.

O balanço que fazemos das atividades é muito positivo, se atendermos à recetividade que tiveram e ao empenho com que todos participaram. Merece destaque o empenho e envolvimento de toda a equipa de saúde escolar, nomeadamente da Enfermeira Olívia Maria que não poupou esforços para conseguir, em tão pouco tempo, acompanhar as diferentes atividades.

 

 

Também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>