Encontro com o escritor Nuno Camarneiro

IMG_8032Foi com enorme satisfação que a biblioteca da nossa escola, em resultado de mais uma acção conjunta entre as bibliotecas escolares e a Câmara Municipal de Bragança, através do grupo SABE, realizou um encontro com o escritor Nuno Camarneiro, onde professores e alunos puderam deliciar-se com a partilha de ideias e experiências de vida daquele que é um dos mais surpreendentes escritores dos últimos anos, na literatura portuguesa.

Nuno Camarneiro, entusiasmado pelo facto de “No meu peito não cabem pássaros” fazer parte da selecção de livros para a 2.ª fase do Concurso Nacional de Leitura, na categoria ensino secundário, no distrito de Bragança, revelou-nos como nasceu este seu primeiro livro e como conseguiu construir um romance à volta de três personagens, que homenageiam três autores que foram marcantes no seu percurso leitor – Borges, Pessoa e Kafka – elaborado a partir de um “puzzle” de pequenas histórias, uma espécie de pequenos contos, como o próprio admitiu.

Embalado pela atenta curiosidade da plateia que assistia ao encontro, Nuno Camarneiro falou-nos sobre si e da sua passagem pelo CERN, enquanto investigador, sobre o curso de Restauro tirado na Universidade de Florença, mas sobretudo contou-nos como se foi desenvolvendo o seu processo de escrita e como tem procurado recriar através da ficção literária as suas experiências de vida.

Após visitar a BE o escritor prometeu-nos, voltar em breve, mas como investigador, de forma a conhecer detalhadamente o precioso acervo do arquivo histórico.

Para nós, foi com grande satisfação que pudemos contar com a sua amável presença, que carinhosamente agradecemos. Boas Leituras!

Também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>