SEMANA DA LEITURA NO CENTRO ESCOLAR DA SÉ EM RETROSPETIVA

 

Elos de Leitura com a Pequenada

Foi com grande animação que os mais pequenos deram início à Semana da Leitura, no dia 14 de março, pelas 10 horas, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia.

Um grupo de alunos da EB1 das Beatas declamou poesia de sua autoria, enquanto que um grupo de alunos do Jardim de Santiago deu vida a um poema de José Fanha.

Foi desta forma que os mais pequenos brindaram os maiores com as suas leituras!

Escola,  Interescolas e Instituições vizinhas

IMG04

Durante a Semana da Leitura, sob o lema “Elos de Leitura” foram muitos os momentos em que a leitura foi a estrela principal, dentro e fora da escola.

Assim, Centro Escolar da Sé, EB 2 Augusto Moreno, Bombeiros Voluntários de Bragança, Guarda Nacional Republicana e Policia de Segurança Pública uniram-se em torno da leitura no quartel dos BVB.

Os alunos do 1º ano da SE1 foram oferecer leitura à Câmara Municipal de Bragança. Os alunos do 2º ano da SE6 ofereceram leituras no Centro de Emprego e Formação Profissional, onde contactaram com alunos de diversos cursos. Leram textos alusivos a várias profissões, concluindo no final que todas elas merecem o nosso respeito e atenção. Terminaram a tarde em beleza saboreando as bolachas confecionadas pelos alunos de um dos cursos ministrados nesta escola. A turma de 2º ano da SE5 ofereceu leituras a alunos e professores da EB2 Paulo Quintela. As três turmas ofereceram ainda elos de leitura, por eles construídos em sala de aula, apelando à leitura.

Uma iniciativa a repetir-se, agora que os elos foram criados.

Encontro com José Fanha

As turmas de 1º Ano (SE1,SE2,SE3), do Centro Escolar da Sé, juntamente com as turmas BE1 e BE2 da Escola das Beatas, preparam antecipadamente a vinda do escritor José Fanha, com o apoio da Porto Editora.
Exploraram a obra “Histórias na Ponta de um sorriso” e escolheram uma das histórias para apresentar.
No dia 14 pelas 14 horas, todos os alunos receberam o escritor no CESE e interagiram com grande entusiasmo.

 

Conversas com livros à mistura

IMG 07

Foi num ambiente familiar e descontraído que a Dra Carla Guerreiro falou sobre livros e leituras com pais, encarregados de educação e professores.
Partilharam-se experiências, livros, leituras, vivências e expetativas com um objetivo único: promover a leitura.

 

Oferece-nos as tuas palavras avô/avó

Reforçar elos entre avós e netos através da leitura, foi o mote para uma tarde de muitas leituras, mimos e afetos.Os avós aceitaram o desafio e vieram à biblioteca escolar conversas sobre os netos, as leituras e os afetos. Escolheram textos, contos, poemas e brindaram os netos com as leituras. Os netos retribuíram com muitos carinho e a entrega do diploma do melhor avô/avó. Houve ainda espaço para momentos musicais e um chá quentinho para aquecer ainda mais o coração.
Foi uma tarde de muita emoção.

Leituras partilhadas

 

Na Semana da Leitura viveu-se intensamente a leitura no Centro Escolar da Sé.
As turmas prepararam leituras que partilharam entre si, com os alunos do JI, com professores, assistentes operacionais, famílias e convidados.
Avós e algumas mães surpreenderam as crianças com leitura de histórias. Após as leituras, uma mãe fez pinturas faciais dos temas e personagens das histórias assim como a construção de objetos, usados pelas personagens (animais, espadas, flores…), utilizando a técnica “globoflexia”.
Foi uma semana repleta de leituras, surpresas e emoções.

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *