Alunos da Escola Paulo Quintela brilham no Campeonato Nacional da Ciência em rede

cncrededestaque

A Escola Paulo Quintela destacou-se, mais uma vez, no Campeonato Nacional da Ciência em rede. Os alunos do agrupamento conseguiram excelentes resultados com oito equipas classificadas nos primeiros 35 lugares, num universo de dez mil alunos e 112 escolas participantes. Os alunos do 5ºC, Manuel Caravaca e João Rodrigues, conseguiram um maravilhoso terceiro lugar.

O Campeonato Nacional da Ciência em rede, promovido pelo Pmate, no âmbito de uma iniciativa do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro é uma competição na qual já é habitual a Escola Básica Paulo Quintela participar.

A edição deste ano das Competições em Rede contou com a participação de cerca de dezmil alunos e112 escolas de norte a sul do país, da Região Autónoma da Madeira e de Angola.

Seguindo a tradição, a nossa Escola dinamizou e participou na iniciativa.Esta atividade está inserida no Plano Anual de Atividades do Agrupamento e é da responsabilidade do Departamento de Matemática e Ciências da Natureza.

Este ano a Competição DIZ+, destinada a alunos do 2º ciclo teve pequenas alterações, sendo dividida em duas subcompetições: a DIZ+ 5º ano e a DIZ+ 6º ano.

Estas novas subcompetições, constituídas por três provas, correspondentes às três áreas disciplinares (português, matemática e ciências naturais). Cada uma destas provas foi composta por cinco níveis, tendo cada equipa (constituída por dois elementos do mesmo ano de escolaridade da subcompetição em que estão inscritos), que jogar as três provas, independentemente do nível atingido em cada uma. A prova é organizada online e com recurso ao computador.

Este evento ocorreu no dia 17 de fevereiro no período compreendido entre as 8:45 horas e as 12:00 horas na sala de informática (sala 13) da Escola Básica Paulo Quintela, tendo participado 14 equipas (28 alunos) do 5.º ano de escolaridade e 27 equipas (54 alunos) do 6.º ano de escolaridade. Este acontecimento “tem como objetivo envolver toda a comunidade escolar em torno da promoção e divulgação de ciência, contribuindo para o combate ao insucesso e abandono escolar”.

Todos os alunos estão de parabéns, destacando-se:

5.ºano – Total de equipas 561

3.º lugar – Os Campeões (Manuel Caravaca e João Rodrigues, turma C)

11.º Lugar – Os Matemáticos (Pedro Alves e Luís Bento, Turma C)

14.º Lugar – As GeoMat (Inês Valentim e Ana Galvão, Turma C)

 

6.ºano – Total de equipas 623

17.º lugar – As Vencedoras (Íris Alves e Ana Rita Ferreira, turma A)

21.º Lugar – Os DD (David Martins e Daniela Lopes, Turma B)

26.º Lugar – As MatCN (Rita Fernando e Liliana Fernandes, Turma G)

30.º Lugar – Os Campeões (José Alves e André Amaro, turma A)

34.º Lugar – Os Crakes – Tomás Preto e Pedro Maltez, Turma A

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *