Brilhante encontro para descobrir, ver, ouvir e apreciar…

IMG_6549IMG_6558 Mais uma vez, com o apoio da Biblioteca, no dia  11 de Novembro, no auditório da nossa escola, as turmas dos cursos Vocacionais e Profissionais tiveram o privilégio de assistir a uma sessão subordinada ao tema: “Inverno Mágico – Ritos e Mistérios Transmontanos” (nome do seu último trabalho) proferida pelo professor e investigador Dr. António Tiza.

A intervenção deste especialista, fez-nos viajar pelas terras do nordeste transmontano, de Cidões a S. Pedro da Silva, passando por Salsas, dando-nos conta do seu longo e notável estudo sobre a relação da máscara com os mitos, mas também com as festas que decorrem entre o solstício de inverno e o equinócio da primavera nas terras do nordeste e que continuam bem vivas.

Ficou claro que todas as celebrações festivas; desde “a festa da velha”, “ a festa da cabra” até aos “caretos de Podence” encontram as suas fontes principalmente na cultura celta (omnipresença da gaita de foles), as máscaras ocidentais ancoram-se na mitologia grega e romana … A etimologia da palavra máscara esclarece-nos sobre o sentido profundo dos rituais mascarados, e a máscara é o aspeto visível de toda uma cultura, de toda uma identidade ou mesmo de uma “religião” pré-cristã (divindades, símbolos diversos ligados à natureza, à vida, à morte ou à fecundidade…)

Como o pensamento mítico não pretende fixar claramente o seu ponto de partida nem o seu ponto de chegada, este não percorre nunca toda a sua trajectória: resta-lhe sempre algo para cumprir. Como os ritos, os mitos são intermináveis”. Parece-me que o “Inverno Mágico – Ritos e Mistérios Transmontanos” e a explicação feita pelo professor Tiza, assumem também esse sentido.

É preciso assinalar que este momento permitiu aos alunos poderem interagir e inteirar-se de toda a problemática inerente à máscara, visto estarem inteiramente envolvidos na construção de um “Mascareto” a fim de participar na VII Bienal da Máscara, uma iniciativa da nossa cidade de Bragança.

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *