“ Semana da Alimentação”

  • a1
  • a2
  • a3
  • a4
  • a5

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora em todo o Mundo no dia 16 de outubro, na Escola Paulo Quintela realizaram-se várias atividades, organizadas pela Equipa do Projeto de Educação para a Saúde, em articulação com o Clube Viver Saudável, o projeto “Sementes de Leitura, Sementes de vida” e o apoio de toda a comunidade escolar.

As atividades iniciaram-se terça-feira, dia 13 de outubro, com a presença da Enfermeira Olívia Maria (da Equipa de Saúde Escolar) que realizou, com todas as turmas de quinto ano, um WORKSHOP subordinado ao tema “Alimentação Saudável – poupar e comer bem”. Durante cerca de uma hora os alunos foram convidados a selecionar alimentos que poderiam incluir na sua dieta alimentar. Refletiram sobre as vantagens de uma alimentação saudável e a importância do consumo dos produtos provenientes da “horta” da nossa região, pelo facto de estarmos próximos do meio rural e termos produtos naturais de qualidade e a baixo custo. Pretendeu-se, também, sensibilizar os alunos para o consumo diário de sopa, fruta da época, legumes e sumos naturais.

Entre os dias 14 e 16 de outubro estiveram em exposição diversos trabalhos dos alunos de sexto ano sobre alimentação saudável e utilização de sementes e frutos secos na mesma. A par dos seus trabalhos encontravam-se expostos produtos base da alimentação mediterrânica: hortícolas, frutas, frutos secos, sementes, azeite, mel, etc.

Para terminar a comemoração, sexta-feira, dia 16 de outubro, os alunos de sexto ano assistiram a uma “Ação de sensibilização sobre os benefícios do mel para a saúde”, proferida pelo Engenheiro Hélder da Casa do Mel, de Bragança. Foram abordadas as várias utilizações do mel, a sua composição nutricional e foram dados alguns conselhos sobre o seu consumo, destacando-se o facto de o mel ser um alimento e não um medicamento, pelo que só deve ser usado como tal. No final, os alunos foram convidados a provar dois tipos de mel: multifloral e de rosmaninho.

O balanço das atividades desenvolvidas foi positivo atendendo à recetividade que estas tiveram por parte da comunidade educativa acreditando ter sensibilizado todos para a importância que a alimentação tem na manutenção da saúde.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *